quarta-feira, 11 de junho de 2008

Importante

Caros Colegas,

No ambito da disciplina de Estratégias da Comunicação foi solicitado a todos os alunos, que redigissem um "comentário" sobre a Crise da Comunicação na Política e o que isso mesmo implica.
O meu trabalho consistiu na comparação de situações fictícias com situações que são reais.
Mas pelo que pude verificar o meu trabalho não corresponde ao que foi proposto visto que basicamente comparei a série The West Wing á matéria dada, (mas nem toda).
Para além disso inseri um texto na minha conclusão que achei ser interessante ao tema, visto estar em brasileiro procedi a umas pequenas "correcções" no Português como os verbos e acentuação, iria alterá-lo iria adicionar até mais citações e algumas notas com a minha própria construção individual.
No entanto e por distracção não o cheguei a editar e quando me apercebi disso mesmo já tinha enviado o endereço do Blog ao Professor, mas confesso que não considerei relevante essa situação.
Isto porque nunca tive a intenção de copiar seja o que for, no entanto apresento já as minhas desculpas a todos voçês e lamento o sucedido.

Aqui está o texto que iria editar e infelizmente não editei:

Os meios de massa são facilmente manipulados e conduzidos.
As massas assimilam com facilidade as idéias, sem uma visão crítica. São facilmente induzidas á irracionalidade e ás adesões ilegítimas. E hoje, com as grandes tecnologias existentes torna-se ainda mais fácil induzir as pessoas a pensar e agir de uma forma que talvez nem queiram. E é aí que entra a política que, se aproveita da existência de bons publicitários, utilizam-se de recursos para atingir o seu alvo: o povo. Os publicitários procuram atingir o lado emocional das pessoas e para isso procuram colocar nas diversas formas de propagandas aquilo que população gostaria que acontecesse, ou seja, colocam imagens de pessoas felizes, de bem com a vida, com emprego e com outros desejos,difíceis de concretizar. Outro responsável é a imprensa, que pode tanto destruir como eleger um candidato. Principalmente em épocas de eleição,investigam-se a vida dos candidatos e muitas "aldrabices" são descobertas e publicadas, o que provoca no eleitor uma série de dúvidas quanto a sua escolha. As pessoas continuam cegas, agindo sob o "comando" dos mais espertos. Continuam a cumprir o seu papel de ser humano da indústria cultural, sem identidade própria, fazendo aquilo que os meios de massa querem.

Obrigada

3 comentários:

João Paulo Meneses disse...

Ana,
Na verdade o seu trabalho não corresponde ao solicitado. E não corresponde porque há uma confusão na origem. A Ana diz que «foi-me proposto no âmbito da avaliação distribuída a elaboração do resumo da série «Os Homens do Presidente», quando na verdade propus outra coisa bem diferente, que respondesse(m) à pergunta/tópico: os políticos não gostam/usam a comunicação de crise. Ora o seu trabalho não trata disto.
Outras notas:
- já o tinha dito, e escrevi-o: fazer episodio a episodio não tem valor cientifico (são realmente, como diz, resumos)
- varias das suas hiperligações não têm relação directa com o que liga;
- não identifica a origem do texto final, de onde é que o retirou.

MAIS IMPORTANTE:
O texto da conclusão «(...)As massas assimilam com facilidade as idéias, sem uma visão crítica. São facilmente induzidas à irracionalidade e ás adesões ilegítimas. E hoje, com as grandes tecnologias existentes torna-se ainda mais fácil induzir as pessoas a pensar e agir de uma forma que talvez nem queiram. (...) (http://artedemanipular.blogspot.com/2008/06/manipulao-poltica-ao-meu-ver.html) é uma cópia deste: «As massas assimilam com facilidade as idéias, sem uma visão crítica. São facilmente induzidas à irracionalidade e às adesões ilegítimas. E hoje, com as grandes tecnologias existentes se torna ainda mais fácil induzir as pessoas a pensar e agir de uma forma que talvez nem queiram» (http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2002/06/29997.shtml).
E isso é intolerável numa universidade!

João Paulo Meneses disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Paulo Meneses disse...

A ligação completa:
http://www.midiaindependente.org/
pt/blue/2002/06/29997.shtml