quarta-feira, 18 de junho de 2008

Conclusão

Já todos nós sabemos o poder de influência que os meios de comunicação têm nas pessoas e o quanto podem ser persuasivos.
Os políticos podem usar os meios a seu favor para fazerem prevalecer a sua vontade, têm por sua vez, a perfeita noção do que isso significa, e o quanto isso lhes pode ser positivo.
O importante é o criar de uma estratégia que favoreça o objectivo, que o torne mais apelativo aos olhos do público, mais do que qualquer outro.
O assessor tem de saber lidar com a comunicação de crise e saber geri-la a seu favor, o que acontece muitas das vezes é que a crise origina-se porque não se dá relevância a determinados factos, que são divulgados e que mais tarde se podem tornar bastante mediáticos.
Perante essa eventualidade, os políticos e assessores são "apanhados" de surpresa e aí como agir?
Os políticos cercam-se de profissionais com amplos conhecimentos na publicidade que sabem como chegar ao público-alvo, nomeadamente ao seu lado mais emotivo.
Os políticos usam os meios para denegrir a imagem daqueles que "supostamente" lhes podem ser inconvenientes e utilizam-nos mutúamente para a construcção da sua própria imagem.
Isso vai levantar questões, suscitar dúvidas e criar especulações.
As pessoas continuam sem pensar por elas e seguem o mesmo género de padrão, a maioria deixa-se influenciar pelo aquilo que vê.

"Porque uma imagem vale mais que mil palavras"

É sempre importante recorrer á comunicação de crise quando a imagem que se transmite não é aquela que se espera.

"A Comunicação de Crise é necessária sempre que a imagem de uma institiução é, ou corre o risco de ser, menos positiva. Nesse sentido, é fundamental estar sempre atento a situações e/ou notícias passíveis de desencadearem situações de crise de forma a poder dar uma resposta sólida e atempada a possíveis problemas, minimizando assim os seus efeitos negativos."

Para Octávio Orduna, todas as instituições deveriam ter um Manual de Crise, para dar auxilio ás situações mais urgentes, nesse manual devem constar os métodos básicos de como um assessor deve actuar.
Nem tudo é negativo numa crise, temos de "jogá-la" ao nosso favor e iremos ver que esta se torna em algo bastante positivo.

"...uma fonte de oportunidades que surge infelizmente nos momentos mais difíceis...".

Tudo aquilo que é polémico e é exposto em praça pública suscita a curiosidade do público em geral e sempre que ocorre alguma espécie de "escândalo", a imagem negativa nunca é disassociada a essa instituição.
Há que criar métodos de prevenção a esse tipo de situação evitando a "ruína" quase certa de algo que se quer ver bem sucedido.



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